quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A indescritível arte de amar

Estava pensando no significado do verbo tão dito e tão pouco explorado, amar. E perguntei a mim mesma... eu amo? Então, resolvi destrinchar o significado do amor. Definir o amor é mesmo uma tarefa bastante difícil. E para que eu me colocasse melhor na busca pelo resultado, resolvi começar pela parte mais fácil, mostrando o que não é o amor. É simples. Amor não é pura emoção e sentimento, isso é apaixonar-se. Pelo menos, amar não é só isso. Não é egoísmo, não é desconfiança, deslealdade, falsidade, hipocrisia, individualismo ou pernas bambas e mãos trêmulas. Isso chama-se desejo, e podes crer, tão logo acabará e ressurgirá por alguma outra pessoa. Pode anotar. Amar não é um ato intuitivo, é uma decisão livre e espontânea. Apenas a afeição também não é o amor. Amar é muito mais do que isso, pois não é satisfazer a si mesmo, mas ao outro. 
Ufa, deixe-me respirar. 
O amor é algo muito simples e ao mesmo tempo bastante complexo. Amar alguém é dedicar-se a ela, entendê-la, dar-lhe atenção que necessita ou ainda mais que isso, é perdoá-la. Definitivamente, é muito difícil encontrar o verdadeiro amor aqui na terra. O amor é algo tão sublime que muitas vezes (quase sempre) é raro encontrá-lo.
Eu não sei, na verdade, o que é o amor. Cada pessoa sempre terá um conceito diferente. Mas, particularmente, o que sinto ultrapassa qualquer limite de entendimento possível. 
Só posso afirmar que com meu humilde sentimento de uma mera iniciante na arte de amar, que sentir saudade dela 24h por dia a cada dia, pensar nela a todo instante, querer tê-la perto de mim (pra sempre), admirá-la infinitamente todos seus passos, contar o tempo para revê-la e desejá-la mais e mais e mais e mais.... se isso não for considerado amor, eu não sei o que sinto. Mas é infinitamente maior do que meu próprio entendimento possa explicar e bem maior do que a inteligência de todos os sábios.
E se mesmo assim, isso tudo que tenho dentro do peito ficar vagando pelo ar sem definição nem conceito algum na lista dos sentimentos, então, 
eu posso sim afirmar que amo. Porque... 
"se isso não é amor, o que mais pode ser?" 

Sarah Pachêco

3 comentários:

Lucélia disse...

Oiiieeeeee... vi seu coments no blog da Lilian e vim aqui te fazer uma visita.. hehehehe

Bjus querida!

Rafael Ayala disse...

eu conheço o amor
que dou e recebo da minha família

e meus amores não são passageiros
quando tem desejo, ele pode até passar
mas deixam o caminho aberto para um delicioso tipo de amor
a amizade

beijos e abraços!
=]

C.M disse...

lindo. isto é o amor sim. o mais belo de todos os sentimentos. sentir que a outra pessoa é parte de ti e já não mais seguir sozinho. doar-se , dividir-se, saber o que ela sente antes dela falar, saber apenas com uma troca de olhares...lindo.